domingo, 6 de março de 2011

O amor foi à solução


A Soberania de Deus na justificação
A soberania de Deus é clara na obra justificadora de Cristo, pois só um Deus grande, poderoso, justo, sábio e amável poderia arquitetar um plano glorioso, e não só isso, só Ele poderia executar esse plano. Então cremos que a cruz fala de um Deus que teve a iniciativa de buscar o homem pecador e destituído da gloria de Deus. A cruz fala de um Deus grande, forte, majestoso, e não de um Deus fraco, incapaz de vencer seus opositores. Na verdade Ele venceu o grande Golias da humanidade que é o pecado. Portanto a cruz não está centralizada no homem, mas o seu assunto principal é:
 A SOBERANIA DE DEUS. 
A Degradação humana na justificação
O homem não é o centro da cruz, quando esse é mencionado na revelação da graça, isto é, na obra justificadora de Deus, falasse da podridão do seu pecado, do quanto ele esta afastado de Deus, e que já foi sentenciado por Deus e condenado à morte. Mas quando o homem é encontrado pela cruz deve entender que o maior benefício dela não são benções materiais, mas sim o retorno à comunhão com Deus.
Concluímos então que a cruz não tem o homem como o seu assunto central, mas um Deus soberano, que fez tudo e o homem só precisa crer no que foi feito.
Temos visto que a obra justificadora partiu de Deus e não de nós, somos agentes passivos nesta obra, pois não temos condições de nos justificarmos.
Deus em sua infinita justiça estabeleceu que a alma que pecar essa morrerá (Ez.18.20). Também estabeleceu que sem derramamento de sangue não á remissão de pecados (Hb.9.22), e que o cordeiro deve ser sem defeitos (no nosso caso sem pecados). São esses princípios que impossibilitam qualquer homem de se salvar. Somente alguém gloriosamente justo poderia cumprir essa missão, isto é, somente Jesus o filho amado de Deus movido por amor e graça poderia se entregar por mim e por você.
Somente com um ato intensamente justo, puro e rechiado de um amor incondicional, o homem poderia ser justificado diante de Deus.
A bíblia nos declara em Efésios 1.4 que Deus nos escolheu antes da fundação do mundo, e essa escolha se firma no amor dEle (Romanos 9.11). É por isso que Ele nos justificou, por nos amar incondicionalmente.
Se Deus tivesse condenado todos os homens Ele não seria injusto, por isso a obra da cruz é maravilhosa, pois ela fala que nós estávamos perdidos no mundo e sem Deus (Efésios 2.12). Ele movido por amor nos reconciliou através de Jesus (II Coríntios 5.18).
Por isso o amor foi a solução de Deus para resolver o maior problema do homem.
Hércules Ruivo


Domingo 06/03/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário