sexta-feira, 18 de março de 2011

A revelação do Evangelho 1ª parte

Quarta-feira 09 de Março de 2011
Texto: Romanos 10:12.21
Introdução: Ao ler Romanos 10 achei que se tratava somente dos judeus, mas os versos 12  e 13 nos trazem uma grande revelação quanto a isso, pois eles falam de gentios e Qualquer um. Então o assunto a ser tratado a seguir falará tanto a judeus quanto a gentios.
Nos vs. 14 e 15 Paulo começa a falar dos elementos para que a salvação alcance as pessoas, são eles:
Invocar, Crer, ouvir, pregar e enviar.
A ordem esta investida no texto, contudo ela é perfeita, pois alguém precisa ser enviado possuindo a mensagem do evangelho, e pregando-a as pessoas ouvirão e aqueles que forem designados para a vida eterna vão crer e invocar Atos 13:46.52
Paulo no vs. 16 começa a nos revelar por que alguns que passaram pelo processo não creram, e nos mostra que a resposta começa em Isaías 53:1.
No texto de Isaías encontramos duas verdades importantes:
1ª O profeta pergunta quem creu na pregação?
Se o profeta faz essa pergunta entendemos que ha pessoas que ouvindo não creram, e porque não creram, a fé não vem por ouvir?
a segunda verdade encontrada no texto vai nos mostrar o por que.
2ª O profeta também pergunta; a quem o Senhor vai revelar o seu poder?
O ponto principal está na revelação do evangelho, pois mesmo ouvindo só pode crer aqueles a quem Deus quiser revelar Mt 11:27; Mt 13:11; Jo 6:44.64 Rm 16:25; Ef 1:9; Ef 3:9; Cl 1:26.
Ao lermos o vs 18 constatamos que o evangelho foi pregado por todos os lugares, mas conforme o texto de Mt 11: 27 (que já lemos), Deus só revela a quem Ele quer. Portanto somente ouvir não é suficiente para que alguém seja salvo, mas é fundamental que Deus revele a ele a boa nova a respeito de Cristo I Cor 1:8.10, e Paulo também fala que a pregação é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. Portanto sem revelação a pregação ou é escândalo ou é loucura I Cor 1:23.
Nos versos 19,20,21 vemos que a salvação se estende aos gentios, mas essa só pode ser alcançada pela graça irresistível de Deus, tanto para o judeu quanto para o gentio. Paulo fala que; "Fui achado por aqueles que não me procuravam; revelei-me àqueles que não perguntavam por mim".
   Hércules Ruivo

2 comentários:

  1. Que Deus te abençoe guerreiro, Assunto complicado esse heim rsrsrs.

    Sabe que eu não sou fã da predestinação e nem desacredito dela no que tange a soberania de Deus, mas, como cristão creio que devemos anunciar o evangélho e ponto final. Pega mais leve no seu blog, vc vai espantar as pessoas... kkkkk. Um abraço.

    Pr. Ton

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz!!

    Deus é Soberano.
    Acredito em sua onisciÊncia!!!

    Um abraço.

    ResponderExcluir